Saúde & bem-estar

Passeios à beira-mar ajudam a combater a insónia

Um estudo inglês revelou que caminhar próximo ao mar é mais benéfico para o sono do que passear em outros ambientes ao ar livre, como parques ou montanhas.

A pesquisa contou com a participação de 100 ingleses com idade entre 21 e 82 anos, que foram divididos em dois grupos. O primeiro fez caminhadas no litoral, enquanto o segundo caminhou em parques e montanhas.

O trabalho concluiu que uma caminhada próximo ao mar antes de dormir aumentou o tempo de sono em cerca de uma hora. Enquanto aqueles que realizam um passeio no interior, longe do mar, tiveram apenas 12 minutos adicionais.

Segundo a pesquisa, um passeio na costa também traz à tona bons pensamentos relacionados à família e à infância, além de estimular a reflexão.

Eleanor Ratcliffe, psicóloga e principal autora do estudo, afirma que ainda não é possível encontrar uma razão específica que explique este resultado. Mas há uma possível explicação: os sons do oceano, a brisa e a pressão atmosférica são mais adequadas ao relaxamento e, portanto, à indução do sono.