Saúde & bem-estar

Modafinil: a “droga inteligente” que resolve os problemas de concentração

Modafinil é um comprimido prescrito para quem sofre de narcolepsia, uma patalogia associada a um distúrbio do sono, cujos sintomas se caracterizam por uma sonolência excessiva. Além disso, também promete resolver os problemas de concentração depois das noites mal dormidas.

Este medicamento – que foi aprovado pela Food and Drug Administration, nos EUA – está a ser cada vez mais utilizado por pessoas saudáveis que pretendem aumentar os seus níveis de rendimento diário, a memória e as funções cognitivas.

Alguns estudos sugerem que a droga tem efeitos positivos em pessoas saudáveis, como a melhoria na aprendizagem, na memória e na capacidade de ser criativo. Em relação aos efeitos a longo prazo, os investigadores da Universidade de Harvard e Oxford revelaram que os efeitos secundários são mínimos, como náuseas, noticia o “The Guardian”.

A co-autora de uma publicação sobre as chamadas drogas inteligentes, Anna-Katharine Brem diz que “o modafinil parece ser a a primeira ‘droga inteligente’ razoavelmente segura para as pessoas saudáveis”. A mesma opinião é partilhada pelo presidente da Academia Europeia de Neuropsicofarmalogia, Guy Goodwin.

Porém, os especialistas consideram que é necessário debater os efeitos e a utilização do medicamento. “Nós não estamos a dizer para começar a tomar o medicamento porque a sua vida vai melhorar”, acrescentou Anna-Katharine Brem, defendendo que, embora ele não esteja indicado para pessoas saudáveis é importante debater as possibilidades de melhoria das funções cognitivas em geral e tendo em conta o acesso ao comprimido e o seu regulamento de utilização.