Televisão

João Reis: “Não deixo os meus filhos ver a novela”

João Reis volta a abraçar o papel de vilão. Henrique de “Coração D’Ouro”, da SIC, está a ser “um desafio cansativo, mas desafiante”.

Duas semanas após a estreia da nova trama, assinada por Pedro Lopes, o ator, de 50 anos, já vai ouvindo “algumas bocas na rua”, devido às suas maldades no pequeno ecrã. “Isso acontece principalmente no Porto, porque as pessoas são mais espontâneas. Mas as abordagens que têm sido feitas são simpáticas, acho que o público sabe fazer a distinção do que é realidade e do que é ficção”, revelou à Move Notícias, durante a gravação da abertura do quiosque da Maria (Rita Blanco) no Mercado do Bom Sucesso, na Invicta.

MOV_4914

João Reis mostra que sabe lidar com o facto de ser o “mau da fita”. Porém, diz que não deixa os seus filhos mais novos – Maria Beatriz, de 9 anos, e João Maria, de 7, fruto do seu casamento com Catarina Furtado – assistir à trama. “Não deixo os meus filhos ver a novela. Aliás fico espantado quando há crianças, que vêm ter comigo, quando vou levar a minha filha à escola, e dizem-me que me viram e que sou mau. Os meus filhos mais velhos (Maria, de 18 anos, e Francisco, de 14) veem, mas os mais novos não, de todo”, revelou. Isto porque tanto o ator como a mulher, a apresentadora Catarina Furtado, consideram que as histórias retratadas “não são para a idade deles, há muito drama… e não conseguem separar as coisas”. No entanto, os petizes mostram-se curiosos quanto ao trabalho do pai: “A Maria Beatriz pergunta-me porque estou a fazer de mau. Já a Maria, que é a mais velha, vê e dá-me a opinião dela muitas vezes. É muito sensata nas observações que faz”.

MOV_4928

Relação conturbada com a filha da ficção
O ator considera-se um “ótimo pai” na vida real e diz mesmo que consegue descomprimir dos dias intensos de gravações quando está com os filhos. “Estar com eles para mim é como estar num retiro. É o que me faz relaxar”, confessou. Por isso, às vezes é difícil desempenhar o Henrique, principalmente nas cenas em que tem confrontos com a filha Catarina (Mariana Pacheco). “A relação dele com a Catarina tem tendência a piorar, acho que ela é ainda pior que o pai. Como não tem nada a ver comigo na vida real, custa-me desempenhar certas cenas, porque tenho sentimentos e emoções, mas há que criar um distanciamento. Pode haver pais assim, mas eu acho isso inimaginável”, afirmou.

Além disso, também não é fácil para João Reis manter tanta tensão: “A minha personagem tem poucos escapes e está sempre de mau humor, mas no meio disto tudo consigo descobrir bons sentimentos no Henrique, na relação com os sobrinhos, com a filha Inês (Mariana Monteiro) … Não acredito que as pessoas nasçam genuinamente más, há sempre um motivo qualquer para as pessoas tomarem determinadas atitudes. No caso do Henrique, acho que ele é assim por ter sido preterido na infância quanto aos outros irmãos e ficou com essa mágoa”.

A personagem vive também um casamento de fachada com Sofia (Adelaide Sousa). “Do ponto de vista estratégico são duas pessoas que estão bem uma para a outra, se bem que a relação não funcione bem em outros aspectos”, referiu o ator.

Sem querer desvendar pormenores da história, produzida pela SP Televisão, para manter o suspense, João Reis avança que os espetadores podem esperar muitas maldades do Henrique e muitas reviravoltas.

MOV_5002

Fotos: José Gageiro