Atualidade

Aviso vermelho devido à chuva e ao vento forte

Os distritos de Porto, Braga, Viana do Castelo e Vila Real estão esta terça-feira, dia 15, sob aviso vermelho, o mais grave de uma escala de quatro, devido à previsão de chuva forte, informou o Instituto do Mar e da Atmosfera.

Segundo o IPMA, os distritos do Porto, Viana do Castelo, Porto, Braga e Vila Real vão estar sob aviso vermelho entre as 12h00 e as 23h59 de hoje devido à previsão de chuva forte e persistente e à possibilidade de ocorrência de fenómenos extremos de vento.

O instituto colocou também em aviso laranja os distritos de Bragança, Viseu, Castelo Branco, Coimbra, Aveiro e Guarda devido à possibilidade de chuva e vento com rajadas da ordem dos 120 quilómetros por hora nas terras altas entre as 18h00 de hoje e as 6h00 de quarta-feira. Já o distrito de Leiria está sob aviso amarelo, entre 9h00 de hoje e as 18h00 de quarta-feira.

Também os distritos de Lisboa e Setúbal estão com aviso amarelo devido à previsão de agitação marítima forte, com ondas de sudoeste com 4 a 5 metros entre as 3h00 e as 18h00 de quarta-feira.

Com base nestas previsões a Autoridade Nacional de Proteção Civil (ANPC) alertou para “um agravamento excecional” das condições meteorológicas no norte e centro nos próximos três dias e chamou a atenção para efeitos como formação de lençóis de água nas estradas, cheias rápidas em meio urbano, inundações, danos em estruturas montadas ou suspensas e “galgamento costeiro”.

A ANPC recomendou também a desobstrução de sistemas de escoamento de águas, cuidados na condução, nomeadamente evitando zonas inundadas e arborizadas e a orla costeira, e a fixação de estruturas soltas, como andaimes.