Televisão

“A Praça” estreia com novidades num reencontro de amigos

Foi na presença de Daniel Deusdado, diretor de programas da RTP, que a animação voltou esta segunda-feira, dia 21, ao Centro de Produção do Norte pelas mãos dos anfitriões do costume.

Às 10 da manhã em ponto, Jorge Gabriel e Sónia Araújo mostraram que quem sabe não esquece, estreando “A Praça” nas manhãs da estação pública.

A alegria saiu do nome mas mantém-se na essência, fazendo esquecer o hiato de mais de dois anos forçado pela mudança do anterior formato para Lisboa, e o consequente final já em 2014.

A primeira emissão apresentou muitas novidades, mas serviu também para o reencontro de amigos. Marco Paulo e Fernando Mendes foram os convidados especiais e serviram de padrinhos à estreia.

O pontapé de saída calhou mesmo a Marco Paulo, não fosse ele presença habitual nas manhãs à Porto e amado pelos portugueses por esse mundo fora. Francisco Menezes entrou com uma rábula de humor numa colaboração que se repetirá duas vezes por semana, enquanto o chefe Kiko apresentou um momento de culinária e adoçou a boca da assistência, algo que também será rubrica.

Fernando Mendes elogiou o regresso do programa ao Norte e também foi surpreendido com testemunhos de amigos, tendo até direito a uma espécie de “Preço Certo” no centro da nova “Praça” que provou toda a versatilidade do cenário.

Para além da condução do programa, os apresentadores deram ainda o ar da sua graça noutro registo. Sónia dançou um sensual kizombra e Jorge animou os espetadores numa imitação de Marco Paulo, com direito a peruca de caracóis num playback de “Eu Tenho Dois Amores”.

No final, ainda a digerir as emoções, o ator Fernando Mendes confessou ter apreciado o convite: “Gostei. É sempre bom, eu comovo-me com facilidade com estas homenagens e quero muito que este programa seja um sucesso. Eles fazem-no muito bem e este programa no Porto é bom que aconteça”.

Depois das câmaras se desligarem, mas com a adrenalina ainda em alta, os apresentadores eram o espelho da felicidade, partilhando com a Move Noticias o sentimento de dever cumprido. “Temos que conjugar a apresentação, produção, iluminação, áudio, tal como se faz numa praça, conjugar todos os serviços que se possa obter a partir dela. O sorriso, um olhar, qualquer outra necessidade que se tenha na vida pode-se resolver numa praça, e é isso que nós vamos promover para os portugueses todos os dias”, referiu Jorge Gabriel.

Opinião semelhante partilhou Sónia Araújo, sem esconder algum nervosismo sentido durante a emissão: “Nós estamos um bocadinho eufóricos. Aquele frisson faz parte, acho que se estivéssemos na maior, como se estivéssemos em casa, não era a mesma coisa. Aquele sentido de responsabilidade de estar a fazer algo que é muito importante por si, mas também para nós, por estarmos a fazer o que gostamos, e este regresso, têm uma emoção muito grande e tudo isso acrescenta aquele nervosismo normal de um programa em direto”.

Da equipa que passa a ocupar as manhãs da RTP, faz ainda parte Hélder Reis que esteve nesta primeira emissão em direto de Ponte de Lima, e Catarina Camacho que levou o formato a Peniche. Veja as fotos da estreia:

Fotos: José Gageiro