Saúde & bem-estar

Um pequeno-almoço rico em proteínas ajuda a emagrecer

Um estudo, realizador por uma equipa da Universidade do Missouri (EUA), conclui que tomar um pequeno-almoço rico em proteínas ajuda a perder e controlar o peso, além de melhorar o controlo glicémico.

A pesquisa comparou os benefícios do pequeno-almoço0 tradicional, composto por leite e cereais, com um com muitas proteínas – além do leite, composto por ovos, carne magra e iogurte.

Para isso, foram recrutados 28 jovens com excesso de peso e que não tinham o hábito de tomar pequeno-almoço. Os participantes foram divididos em três grupos: o primeiro manteve o hábito não fazer a refeição e o segundo passou a tomar o pequeno-almoço da manhã tradicional, com cerca de 13g de proteína. Já o terceiro deveria fazer uma refeição com muitas proteínas (com cerca de 35g da substância). Esta experiência durou três meses.

Os resultados mostraram que o grupo que passou a tomar um pequeno-almoço rico em proteína reduziu o consumo de calorias durante o restante do dia. Além disso, o nível de glicose mostrou-se mais estável.

O grupo que tomava um pequeno-almoço rico em proteínas passou a consumir 400 calorias a menos por dia e mantiveram-se saciados por mais tempo. A digestão e absorção das proteínas é mais lenta do que outros nutrientes e o organismo mantêm-se satisfeito por mais tempo.

O estudo foi feito com jovens, mas também é válido para os mais velhos. Segundo Heather Leidy, principal autora do estudo, é na adolescência que geralmente se estabelecem os hábitos alimentares.