Atualidade

Temperaturas vão cair

Para quem esperava passar o fim de semana na praia estas não são boas notícias. A temperatura máxima em Portugal continental vai descer 10ºC a 12ºC entre hoje e domingo, dia em que vai oscilar entre os 18ºC e os 22ºC, exceto nas regiões mais a sul.

Segundo as previsões do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), a temperatura máxima poderá chegar, no domingo, aos 25ºC no Vale do Tejo e no Alentejo e rondar 18ºC a 22ºC nas restantes regiões.

O IPMA avisa, ainda, para a queda de chuva, a partir de sábado à tarde, no Minho e Douro Litoral, que se estenderá, gradualmente, a todo o território continental no domingo, sendo fraca e pouco frequente no Baixo Alentejo e no Algarve.

De acordo com as declarações da meteorologista Madalena Rodrigues à agência “Lusa”, a descida acentuada da temperatura máxima deve-se “à aproximação e passagem de uma superfície frontal fria pelo território do continente”, proveniente do Atlântico, “com consequente alteração de massa de ar, mais frio e húmido”.

Assim, no fim de semana, o vento poderá soprar moderado a forte, com possibilidade de rajadas de 70 quilómetros por hora, no litoral norte e centro e nas Terras Altas.

As previsões apontam, ainda, para a subida gradual da temperatura máxima a partir de segunda-feira, atingindo, na quarta-feira, valores na ordem dos 24ºC a 25ºC no litoral norte e 30ºC no interior norte, e mais de 30ºC no Vale do Tejo e no Sul.