Atualidade

Sara Matos: “É importante arriscar”

Com apenas 25 anos, Sara Matos tem já um longo currículo na área da representação.

Desde cedo que soube que queria ser atriz e chegada a altura de escolher o seu percurso, optou por estudar a sua “vocação” na Escola Profissional de Teatro de Cascais onde, ainda hoje, mantém alguns amigos. “O Carlos Avilez é uma pessoa que admiro imenso e pela qual tenho um enorme carinho”, ressalva a atriz, confessando que no final das gravações de “O Beijo do Escorpião”, onde contracenou com Dalila Carmo, o encenador lhe “ligou para dar os parabéns pela prestação”.

Iniciada no TEC, Sara Matos partiu para voos mais altos… Ainda antes de terminar o curso, conseguia, através de um casting, o lugar de protagonista na série juvenil “Morangos com Açúcar”. Corria o ano de 2009. Nos seis anos que se seguiram pouco tempo houve para férias. Os projetos foram acontecendo, “uns atrás dos outros”: “Não me posso queixar de nada”.

11694005_1018025044909162_2570978123715827399_n

“Estou concentrada em experimentar outras áreas da representação”
Depois de uma longa temporada em que foi exclusiva da TVI, Sara Matos optou por cortar o vínculo que a prendia à estação de Queluz de Baixo.

À margem das polémicas que a davam como certa na SIC, a atriz esclarece à Move Noticias que a decisão de deixar “temporariamente” a televisão prende-se unicamente com o facto de querer “experimentar outras áreas da representação, nomeadamente cinema e teatro”: “Tenho de me desprender para me dedicar ao máximo e crescer neste meu percurso artístico ainda tão curto, e para tal, não posso ter qualquer responsabilidade com uma estação de televisão”.

Agradecida pelas “oportunidades que lhe foram dadas”, afiança que a TVI é uma casa à qual estará “eternamente grata por ter apostado em mim e me ter deixado evoluir”. No entanto, “é importante arriscar”, considera.

11214087_1005163176195349_1260189091191737244_n

De volta às cantigas
Dedicada ao cinema, a Sara Matos estreou-se agora num registo no qual se sentiu “à vontade”: a comédia. No papel de Amália, no remake de “O Pátio das Cantigas”, a estrela revisita a música. “Canto um Fado, mas não é nada de especial”, conta, relembrando que “no tempo dos Morangos cantava, mas eram outros estilos”.

Porém, a sua presença no grande ecrã não ficará por aqui. Já gravado está o segundo filme da trilogia “Novos Clássicos”, “O Leão da Estrela”, onde dará vida à exuberante Juju, “uma mentirosa compulsiva” que irá “pôr toda a gente a rir” e que lhe deu “muito gozo fazer”.

O filme tem estreia marcada para dezembro e, pela mesma altura, a atriz estará a “lançar uma longa metragem também em português”.
De fora não fica um desejo antigo: “voltar ao teatro”. “Espero ainda no final do ano ter novidades para dar”, confessa, revelando que “há uma enorme vontade de voltar a pisar o palco”.

11143581_1034310346613965_948128569055086425_n

Apaixonada por Portugal
Embrenhada em trabalho, pouco tempo lhe resta para fazer uma das coisas de que mais gosta: viajar. Ainda assim, confessa que sempre que pode faz “uma escapadinha”.

Recém-chegada da Noruega, a bonita atriz adianta que em viagem, “procuro formar-me”, ou seja, “viajar é também uma forma de aprender e evoluir na representação” afinal, “só conhecendo outras culturas e trazendo novas experiências é que posso construir e dar a conhecer novas personagens”.

Desejosa de conhecer “o Mundo inteiro”, revela que a próxima viagem já tem destino escolhido: “provavelmente será Istambul”. Consigo irá “o irmão”: “Temos falado muito nisso”. No entanto, garante que “por muitos países que conheça não há nenhum como Portugal”.

Apaixonada pelas gentes e costumes nacionais, afiança que “em lugar nenhum do Mundo se come tão bem e barato como no nosso país” e ressalva ainda “a simpatia” dos portugueses: “Somos muito calorosos”.

Reservada sobre a sua vida pessoal, preferiu não comentar o namoro com Pedro Teixeira, assumindo estar a viver uma fase muito positiva: “Estou muito feliz!”.

Entretanto, Sara decidiu mudar de visual e aderiu à moda da franja. O resultado foi mostrado aos fãs através das redes sociais.

Texto: Alexandra Martins do Vale
Fotos: Alexandra Martins do Vale/Facebook