Lifestyle

Roteiro dos festivais gastronómicos

Agosto é a altura ideal para saborear o melhor da gastronomia portuguesa. Durante este mês realizam-se vários festivais gastronómicos um pouco por todo o país. A Move Notícias recolheu quais os eventos que vão acontecer e deixa-lhe o roteiro. Bom Apetite.

Festival do Bacalhau – Gafanha da Nazaré – Ílhavo
Durante cinco dias, o Bacalhau, preparado e confeccionado por Associações do Município, é o centro das atenções, numa Mostra Gastronómica única no país. O certame realiza-se de 12 a 16 de agosto. Além de pratos de comer e chorar por mais, o evento também terá muita animação. Exposições, visitas ao Navio Museu Santo André, showcookings, workshops, concursos para as melhores receitas, mostras de artesanato, pequenos concertos durante a tarde, encontro de “pasteleiras” (as bicicletas), atividades e brincadeiras para crianças, aulas de fitness, canoagem, mini-maratona e caminhada – são algumas das muitas iniciativas que convidam a passar um dia de verão com a família e amigos, no Jardim Oudinot.

Festival “Ao Gosto do Porto” – Porto
A terceira edição do festival gastronómico “Ao Gosto do Porto” já começou e prolonga-se até ao dia 23 de agosto. No Jardim de S. Lázaro vai encontrar as melhores especialidades gastronómicas: a começar pelas Francesinhas em homenagem à cidade, o marisco em reverência ao mar e a comida tradicional portuguesa para que não restem duvidas da riqueza e diversidade da gastronomia nacional.
O festival realiza-se das 12h00 às 24h00 e a entrada é livre.

Feira de Gastronomia – Vila do Conde
A Feira de Gastronomia está de regresso a Vila do Conde, entre os dias 21 a 30 agosto, nos Jardins da Av. Júlio Graça. No evento vai poder encontrar pão tradicional, bolos, biscoitos, e doces conventuais, o mel de diversas qualidades, todas as variedades de enchidos e carnes de fumeiro, os queijos das várias proveniências, os condimentos, ervas aromáticas, azeites e vinagres, chás e infusões, conservas, compotas, marmelada e geleias e, como não podia deixar de ser, todas as espécies de bebidas, desde os licores e xaropes, passando pelos aperitivos, espumantes, vinhos do Porto e Madeira, aguardentes e outros digestivos e a imensa variedade de vinhos de mesa das mais diversas regiões do País. A entrada é livre.

Festival do Marisco – Olhão
O Festival do Marisco realiza-se de 10 a 15 de agosto (das 19h30 à 1h30), no Jardim Pescador Olhanense, junto à Ria Formosa.
Os mariscos apresentados na sua grande variedade e cozinhados de forma tradicional, a doçaria regional, o artesanato e os espectáculos preenchem um cartaz turístico por excelência.
O evento também conta com a animação e do programa faz parte o concerto de Anselmo Ralph, José Cid, Mickael Carreira ou Daniela Mercury.

Festival da Sardinha – Portimão
Entre 12 e 16 de agosto (das 19h00 à 1h00) decorre em Portimão o Festival da Sardinha. Além de degustar este peixe tradicional português, os visitantes vão poder assistir a concerto, como de Tony Carreira, Tiago Bettencourt, Diogo Piçarra ou António Zambujo. A entrada é livre.

Semana Gastronómica de Machico – Madeira
A cidade de Machico celebra este ano a 28ª edição da sua semana gastronómica anual, que está a decorrer até ao dia 9 de agosto, com concertos de música ao vivo e impressionantes tradições culinárias. Este evento inclui um festival do cocktail e muitas outras atividades como torneios desportivos e entretenimento.