Saúde & bem-estar

Paternidade precoce prejudica saúde

Ser pai antes dos 25 anos pode trazer problemas para a saúde na meia idade, conforme revela um estudo realizado por pesquisadores finlandeses. “Os homens que têm filhos antes dos 22 anos têm uma mortalidade na meia idade claramente mais alta do que os homens que têm filhos mais tarde, com uma idade média de 25 a 26 anos”, explicou Elina Einio, da Universidade de Helsínquia.

Apesar de a pesquisa não ter analisado as causas prováveis do maior risco de morte em pais jovens, a especialista acredita que a gravidez não planeada, o casamento precoce e o stress psicológico e económico da paternidade podem ser fatores: “As descobertas do nosso estudo fornecem indícios da necessidade de apoiar pais jovens que lutam com as exigências da vida familiar de forma a incentivar comportamentos saudáveis e a saúde futura”.

Embora outros estudos se tenham concentrado no impacto da maternidade precoce, Elina e a sua equipa analisaram dados de mais de 30.500 homens nascidos na Finlândia entre 1940 e 1950. Cerca de 15% tiveram o seu primeiro filho aos 22 anos, quase 30% tornaram-se pais aos 24 e menos de 20% encontravam-se nas faixas etárias dos 25 aos 26 anos, 27 aos 29 anos e 30 aos 44 anos.

Cerca de um de cada 20 homens morreu durante um período de monitorização de 10 anos, sobretudo de doenças cardíacas e problemas relacionados com a ingestão excessiva de álcool.

Os pesquisadores descobriram que os homens que se tornaram pais aos 22 anos têm 26% mais hipóteses de morrer na meia idade do que aqueles que são pais aos 25 ou 26 anos.