Saúde & bem-estar

Nova app ajuda a diagnosticar doenças sexuais masculinas

Men’s Sexual Medicine é o nome da app que promete ajudar a diagnosticar doenças sexuais masculinas. Para além de um conjunto de informação sobre o tema, a aplicação oferece um questionário bem como um plano alimentar e de exercício físico personalizado.

A ferramenta informática foi desenvolvida pelo responsável da Unidade de Medicina Sexual do Serviço de Urologia do Hospital de S. João, no Porto, Nuno Tomada, em parceria com um colega de Barcelona da mesma especialidade, Eduardo García-Cruz, e começou a ser trabalhada há mais de um ano. “Decidimos construir uma aplicação informática que desse para ser facilmente descarregada para telemóveis e computadores portáteis e que permitisse, desde logo, a possibilidade aos doentes de acederem, de modo privado e discreto, a conteúdos que geralmente por uma questão cultural têm mais renitência em abordar e perguntar aos seus cuidadores de saúde, nomeadamente aos médicos, enfermeiros e farmacêuticos”, explica Nuno Tomada, através de um comunicado.

Para este professor de Urologia da Faculdade de Medicina da Universidade do Porto, “há um certo constrangimento em os doentes abordarem estas questões da área sexual e quando abordam já vêm com muitos anos de evolução, muitos mitos e más concepções”. Por isso, nasceu a ideia “de se desenvolver uma ferramenta não só capaz de fornecer informação aos doentes e à população em geral, mas também que fosse capaz de, mediante as queixas apresentadas, indicar quais seriam os passos seguintes a tomar”.

De acordo com o especialista, a app “está desenvolvida para homens que tenham algumas queixas iniciais, nomeadamente disfunção erétil, ejaculação prematura ou uma diminuição do desejo, por exemplo”. O objetivo passa, desde logo, por “perceber que existem diferentes níveis de severidade da mesma disfunção, porque tem questionários que podem usar para se auto-classificarem ao nível da sua disfunção, bem como fornecer os dados clínicos sobre eventuais doenças que tenham, medicação que façam, capacidade física, e tudo isto vai-nos permitir dizer-lhes e dar-lhes alguns conselhos sobre quais são as terapêuticas que estão disponíveis, realçando sempre a importância do acompanhamento médico”.

O download da Men’s Sexual Medicine é gratuito e já está disponível na App Store e na Google Play. A aplicação está certificada pela classe médica da especialidade.