Cultura

Museu interativo abre portas em Sintra

O Centro Interpretativo Mitos e Lendas foi inaugurado na sexta-feira, dia 31, e convida os visitantes a descobrir a dimensão misteriosa de Sintra. O novo espaço está instalado no Posto de Turismo, no centro histórico da vila.

O centro oferece uma viagem no tempo e no espaço por mitos e lendas que estão na origem da vila. Enquadrados historicamente, conciliam realidade e ficção, através do uso de novas tecnologias.

O ponto de partida da visita é no terceiro piso, em que é dada a sensação de se ter chegado ao cimo da Serra de Sintra, com um narrador a contar a história da criação das Penhas e a “Lenda dos Cinco Altos e Nomes Iguais e Apelidos Diferentes de Sintra”.

No piso 2, os visitantes começam a ter contacto com eventos históricos e outras lendas, através de ecrãs táteis e um filme de animação em telas, como recurso a “vídeo mapping” e narração de um áudio guia.

O primeiro piso conta as lendas do Túmulo dos Dois Irmãos e dos Sete Ais, através da recriação em hologramas de dimensões reais e do sistema “kinetic”, que permite aos visitantes encarnarem uma personagem de um jogo, correndo pelo bosque, desviando-se de obstáculos e apanhando alguns dos elementos associados à lenda.

Um espaço dedicado a escritores associados a Sintra e a simulação de um passeio de barco a ver o Adamastor são outras das experiências oferecidas pelo novo local.

O preço de entrada no Centro Interpretativo Mitos e Lendas de Sintra é de 4,5 euros para adultos. Há descontos para seniores, estudantes, crianças e grupos.