Cultura

Luciana Araújo: a artista brasileira com alma portuguesa

Luciana Araújo tem sotaque do Brasil, mas alma portuguesa, uma vez que vive dividida entre os dois países. A luso-descendente acaba de lançar o álbum “Essências”, o seu primeiro trabalho. “É um disco de MPB (Música Popular Brasileira) produzido por Bruno Cardozo e participações de alguns dos músicos mais conceituados do Brasil, como o baixista Marcelo Mariano, o baterista Cuca Teixeira, o multi instrumentista Sandro Haick, entre outros”, contou a cantora à Move Notícias.

A paixão pela música foi descoberta aos 11 anos, mas só agora decidiu lançar o primeiro trabalho discográfico. “Sem objetivos claros, a pressa só atrapalha, por isso, preferi ter calma e fazer tudo no momento ideal para agora dizer que estou muito feliz e satisfeita com o meu primeiro disco”, explicou.

Alguns dos temas foram compostos pela artista, que revelou as suas inspirações: “Antigamente escrevia música relacionada com algo que estava a viver no momento, mas hoje em dia, componho a partir de uma palavra, uma ideia, uma frase ou mesmo uma situação que crio. É curioso e engraçado o modo como componho as minhas músicas. Não sei se há alguma razão, mas costumo escrever as minhas letras em viagens de avião e musicá-las quando estou a conduzir, pois muitas vezes faço música de cabeça. A melodia surge sem intenção, é natural, e tenho logo que registar a ideia”.

foto6

Temas portugueses
Entre as faixas deste trabalho, além dos temas originais, encontram-se “Porto Sentido”, de Rui Veloso, e “Fácil de Entender”, dos The Gift. “A escolha de ‘Porto Sentido’ surgiu quando estava a fazer um Mestrado Executivo em Brand Management no ISCTE. Tive que fazer um trabalho sobre o Rui Veloso enquanto marca. Então, na altura, mergulhei nas suas músicas. Achei fantásticas as composições em parceria com Carlos Tê… Que dupla! Quando ouvi ‘Porto Sentido’ estava em Lisboa, mas imediatamente fui transportada para a cidade do Porto. Aquela música mexeu muito comigo, emocionou-me bastante e não conseguia parar de ouvi-la. Na hora pensei: ‘tenho que gravá-la’. Mostrei ao meu produtor e ele aprovou na hora, claro. Nunca vou esquecer a reação positiva do Rui Veloso ao ouvir a minha ‘versão’ quando o encontrei para a apresentar. Foi uma grande alegria”.

Já a música “Fácil de Entender”, conheceu-a através do marido: “Um dia cheguei a casa e ele disse: ‘senta-te aqui e ouve esta música’. Tínhamos acabado de comprar o DVD dos The Gift. Tenho uma grande admiração pela banda e é uma música portuguesa que poucos conhecem no Brasil. Amei e imediatamente pensei em incluí-la no meu disco”.

O primeiro trabalho de Luciana Araújo está a ser “bem aceite” e tem tido sucesso nas plataformas online, como o iTunes e o Spotify. Por isso, em breve a cantora espera iniciar uma tournée por terras lusas.

A viver no Brasil, Luciana não esconde que gostava de voltar a residir em Portugal. “Iria hoje se fosse possível. Os meus amigos mais chegados costumam dizer que o Turismo de Portugal deveria conceder-me algum título importante (risos), pois a propaganda que faço do país é grande. E falo com muito amor. Não digo isto para agradar, mas na minha opinião Portugal reúne todos os aspetos que valorizo num lugar ideal para se viver: a beleza, o clima, a segurança, enfim, o estilo de vida”, disse, mostrando a sua paixão pelo nosso país.

foto7

Fotos: Jose Ferreira (www.joseferreira-photographer.com)
Styling: Géraldine Ribeiro
Make Up: Angela Silva
Hair Style: Paulo Couceiro Cabeleireiros
Photo assistant: Bruno Paixão