Saúde & bem-estar

Injeção contra colesterol é aprovada nos Estados Unidos

Um novo medicamento para o tratamento do colesterol alto foi aprovado pela FDA, a agência reguladora de alimentos e remédios nos Estados Unidos. O evolocumab, cujo nome comercial é Repatha, é o segundo remédio injetável desenvolvido para o tratamento de pacientes com o problema.

O tratamento foi aprovado para pessoas que, por condições hereditárias, têm um alto nível de lipoproteína de baixa densidade (LDL), popularmente chamada de colesterol alto, ou pessoas com artérias obstruídas, que podem vir a ter doenças cardíacas.

O Repatha é fabricado pela Amgen e faz parte de uma nova classe de anticorpos inibidores da proteína PCSK9, atuando no fígado para baixar o colesterol.

Os estudos com o evolocumab mostraram que os pacientes que tomaram a medicação durante 12 semanas tiveram uma redução de 60% dos níveis de LDL, comparado com pacientes que tomaram placebo.

Entre os efeitos colaterais mais comuns do remédio estão infeção respiratória, dor nas costas e hematomas no local onde a injeção é aplicada.

Para já, não se sabe quando o medicamento será comercializado em Portugal.