Atualidade

Homem que matou 12 pessoas em cinema é condenado a prisão perpétua

James Holmes, o homem que matou 12 pessoas num cinema de Aurora, no estado americano de Colorado, em 2012, foi condenado a prisão perpétua na sexta-feira, dia 7. O júri rejeitou o argumento da defesa de que o atirador sofre de uma doença mental e não tem consciência de suas ações.

O indivíduo foi considerado culpado de 165 acusações, 24 delas por assassinato em primeiro grau, após 11 semanas de julgamento em que foram ouvidas mais de 250 testemunhas.

Recorde-se que Holmes, de 27 anos, encheu o cinema de gás lacrimogéneo e atirou contra o público presente. Após ter cometido o crime, o homem foi preso pelas autoridades nos arredores do cinema, que exibia o filme “Batman: O Cavaleiro das Trevas”. O atirador identificou-se aos agentes como “Coringa”, um dos vilões da série.

Este caso reacendeu o debate sobre o controlo e a venda de armas nos EUA e impulsionou mudanças legislativas no Estado do Colorado, que após o massacre aprovou uma das legislações mais restritivas de investigação de antecedentes dos compradores e de restrição no número de balas.