Lifestyle

Fim de semana com atividades à borla

Concertos, mercados e exposições são algumas das atividades que pode fazer este fim de semana sem ter de pagar. Ora veja:

Reconstituição histórica em Sintra
Este sábado, dia 15 de agosto, na Quinta da Ribafria, decorre uma reconstituição da História de Sintra e de Portugal através de danças do séc. XVII. Às 18H30, a dança, música e memória se interligam numa reconstituição sobre o século XVII e a ligação à família de D João IV, pela Associação Danças com História. Através de breves narrativas de um arauto e de música e danças de época, vai poder assistir à reconstituição de uma era e de uma linhagem que forjou a História de Sintra e a História de Portugal. A entrada é livre.

Dança do ventre em Sintra
Vale a pena prolongar o fim de semana até segunda-feira para usufruir desta borla. O jardim da Biblioteca de Sintra recebe workshops de dança do ventre, todas as segundas-feiras, com participação gratuita. Às 18h30, para crianças até aos 13 anos, às 19h00, dos 13 aos 16 anos e partir das 19h30 para mulheres maiores de 16 anos. A participação é gratuita mas está sujeita a inscrição prévia, através do Tel. 21 923 61 71.

Porta-Jazz nos jardins do Palácio de Cristal
O Porta-Jazz ao Relento está de regresso aos Jardins do Palácio de Cristal. Na noite de sábado atuam The Rite of Trio, num concerto que se repete aos sábados, sempre com artistas diferentes. Conheça a agenda aqui.

Porto Somersby Sunday Sessions
Também no Porto, mais especificamente nos Jardins do Palácio de Cristal, mas no domingo à tarde, é tempo de ouvir Black Cherry (ao vivo) e Tiago Sousa (dj set). Os concertos têm início às 16h00 e a entrada é livre.

Cinema “Fora do Sítio”
Este sábado, pelas 21h30, pode assistir ao filme “Selma, a Marcha da Liberdade”, na Praça Carlos Alberto, no Porto, em mais uma sessão incluída no ciclo do programa “O Verão é no Porto”.

Feira de artesanato na Baixa
No domingo, dia 16, realiza-se entre as 10h00 e as 19h00, na rua Galerias de Paris, no Porto, a Feira de Artesanato, que se realiza no terceiro domingo de cada mês, a Rua das Galerias de Paris recebe este evento.

Comemorar o nascimento do Santo António 
Apesar de o padroeiro de Lisboa ter a sua grande festa na noite de 12 de junho, é a 15 de agosto – feriado da Assunção de Nossa Senhora – que se assinala também o dia que a tradição considera ser o do nascimento do seu santo mais popular. Para comemorar, no Museu de Lisboa – Santo António a entrada é gratuita. Aproveite a oportunidade para conhecer este espólio único no mundo, dedicado à vida e culto de Santo António, entre as 10h00 e as 18h00.

Tony Carreira em Reguengos de Monsaraz
A Festa Continente sai dos centros urbanos e instala-se este domingo, dia 16, em Reguengos de Monsaraz, mais precisamente no Parque de Feiras e Exposições. Áreas de experimentação, lazer e muita diversão para toda a família, entre showcookings, provas de deliciosas sugestões dos Food Trucks e animações especiais como Bike Looping e Bathtub Racers (corridas dentro de banheiras) são muitas as atividades para todas as idades que vai poder usufruir. Conte ainda com um concerto à borla de Tony Carreira.

Percursos na Estufa Fria de Lisboa
Até dia 25 de outubro, a Estufa Fria de Lisboa tem entrada gratuita aos domingos e feriados entre as 10h00 e as 14h00. Aproveite para conhecer ou revisitar este inspirador espaço verde e descobrir o universo encantado criado por António Vasconcelos Lapa e Bárbara Assis Pacheco em diálogo com a obra de Bordalo Pinheiro na exposição “Percursos”.

Há mercado no museu
Este sábado, 15 de agosto, entre as 11h00 e as 18h00, há mercado no museu no jardim botânico do Museu Nacional de História Natural e da Ciência, em Lisboa. São cerca de 40 projetos na área do artesanato, joalharia, cerâmica e gastronomia presentes neste evento, contando ainda com atividades do museu no âmbito do ano internacional da Luz. A entrada é gratuita.

“A Ponte que nos liga” em Santa Apolónia
No mês em que assinala o seu 49.º aniversário, a Ponte 25 de Abril dá o mote a uma exposição itinerante, promovida pela Infraestruturas de Portugal, com o apoio da JCDecaux, que pode ser visitada a partir de 14 de agosto, na Estação de Santa Apolónia, em Lisboa. “A Ponte que nos liga” é uma mostra itinerante, composta por 16 fotografias, que pode ser visitada até 3 de setembro na Estação de Santa Apolónia, seguindo depois para a Estação de Roma-Areeiro (de 4 a 30 de Setembro) e para a Estação de Lisboa-Oriente (até 20 de outubro).

Ginástica na praia em Cascais
Tudo para que se sinta em forma é o mote do programa Ginástica na Praia que abrange ginástica de manutenção, bodyvive e yoga. A iniciativa decorre no Paredão da Praia do Tamariz, pelas 10h00 e é de participação livre. Ainda antes, a proposta é para quem gosta de se superar a cada treino. Esta aula de Fhit Unit, entre as 8h30 e as 9h30 decorre na Praia de Carcavelos (areal junto à Pastorinha) também no domingo, 16. Mais informações no site da Câmara Municipal de Cascais.

Amor de verão no Terreiro do Paço
Baseado na história de amor vivida por Ulisses e Ofiússa, no reino onde hoje se localiza Lisboa, “#Ulisseia21” é o novo espetáculo multimédia em exibição no Terreiro do Paço. Projetado na fachada do Arco da Rua Augusta, até dia 16 de agosto, trata-se de uma narrativa de luz e de som sobre esta lenda que, entre a ficção e a realidade, relata as origens da cidade. As sessões diárias, gratuitas, decorrem às 21h30, 22h30 e 23h30.

Ioga em Belém
O Centro Cultural de Belém acolhe este verão, abre-se também à atividade física para oferecer aulas de yoga todos os sábados de manhã. Para esta aula de ioga ao ar livre, que decorre todos os sábados, pelas 11h00, até dia 29 de agosto, deve levar um colchão de ginástica ou uma toalha, roupa confortável e uma garrafa de água.

Out Jazz em Lisboa
A 9ª edição do MEO OUT JAZZ toma conta da capital. Uma verdadeira odisseia musical que durante cinco meses, até setembro, ocupa jardins, praças, miradouros, alamedas e ruas da cidade. Aos sábados, num género mais intimista, a partir das 17h00 em espaços tão distintos como o Jardim Japonês, em Belém, o Cais das Colunas, o Jardim da Graça, a Quinta das Conchas, o Jardim das Amoreiras, o Miradouro de São Pedro de Alcântara ou as escadarias da Bica. Aos domingos, também pelas 17h00, bandas e DJs animam as tardes lisboetas até ao pôr-do-sol com um ambiente festivaleiro descontraído e relaxado (em agosto, o Out Jazz estaciona no Jardim da Estrela). O último dia de cada mês está reservado à renovada Praça do Martim Moniz, que em três anos se consagrou um dos pontos de encontro de excelência da capital, e que concretiza o conceito do evento: a fusão de géneros, sonoridades, espaços e pessoas. Saiba tudo na página de Facebook do MEO Out Jazz.

70 anos da TAP em exposição no MUDE
O MUDE – Museu do Design e da Moda é o anfitrião da exposição comemorativa dos 70 anos da TAP, onde estará em destaque a imagem da companhia aérea nacional de 1945 até à atualidade, numa história que se confunde com a própria história do país. Aqui figuram diversos suportes de comunicação, uniformes, campanhas publicitárias, interiores de aviões, loiças e cutelarias de bordo. Incluem-se ainda propostas de design que não foram concretizadas, exemplares inéditos de esboços, maquetas e artes finais. As peças em exposição traduzem o contributo do design para a consciencialização coletiva da TAP como símbolo nacional e para a identificação dos portugueses com a companhia de bandeira, além de revelar o modo como a TAP sempre contribuiu para a disseminação da imagem de um povo e de um país, neste percurso de já 70 anos. A exposição estará patente no MUDE até dia 1 de novembro, de terça a domingo, das 10h00 às 18h00, com entrada livre.