Atualidade

Cancro deixa João Semedo sem voz

Desde 2013 que João Semedo luta contra um cancro nas cordas vocais. A doença obrigou-o a deixar a Assembleia da República e a reformar-se.

“Estas limitações são irreversíveis, definitivas. Não tive outra alternativa e fiz o que todos os portugueses na mesma situação fariam. Deixei a Assembleia, pedi a reforma por doença, incapacidade, ao fim de 42 anos e 3 meses de descontos”, contou em entrevista ao jornal “i”.

O antigo deputado do Bloco de Esquerda (BE) está sem voz, após ter sido submetido a mais uma cirurgia em junho, mas mostra-se otimista. “Estou agora bastante bem, bastante melhor, muito otimista e cheio de vontade de reaprender a falar, processo que será longo, como acontece com uma criança, se excluirmos a componente cognitiva e simbólica da aprendizagem da fala. Essa, acho que me posso dispensar de reaprender… Mas daqui a uns meses, julgo que já poderei fazer-me ouvir. E, claro, confio que esta última cirurgia tenha finalmente arrumado com o tumor. Olho para o futuro com essa perspectiva e essa confiança”, afirmou.

Apesar da doença, João Semedo continua a ter um papel ativo no BE.