Cultura

Viagem Medieval arranca quarta-feira

A 19.ª Viagem Medieval da Feira, que arranca na quarta-feira com a encenação da tomada do Al-Gharb (Algarve) aos mouros.

Trata-se de uma recriação histórica promovida pela autarquia de Santa Maria da Feira em parceria com a empresa municipal Feira Viva e a Federação dos Coletividades de Cultura e Recreio do concelho, que foi recentemente apontada como “a maior viagem medieval do mundo” pelo diário espanhol “Expreso”.

Até 9 de agosto, a Viagem Medieval ocupará 33 hectares do centro histórico da Feira, com 27 áreas temáticas e 46 espetáculos diferentes, num total de 1.268 exibições e 149 horas de animação.

Toda a estrutura estará empenhada em recriar o reinado de D. Afonso III (1210-1279), rei de Portugal e do Algarve, cognominado de “O Bolonhês” por ter sido casado com a condessa Matilde II de Bolonha.

A encenação “O último reduto” dará conta da batalha que aquele monarca travou em Faro e repetir-se-á todos os dias, às 23:30, nas margens do rio Cáster, que, transformadas em território do Al-Gharb. Também à noite estará em cena na Viagem “Em nome de Portugal”, que, agora no exterior do Museu Convento dos Lóios e em formato gratuito.

Já a programação da tarde será mais vocacionada para o público infantil, com a encenação regular de “Era uma vez D. Afonso III”, por exemplo, ou a nova área temática pedagógica “Granja dos Animais”.

A pulseira de acesso geral custa 5 euros e a entrada diária será de 2 euros nos dias úteis e 3 euros ao fim de semana.