Saúde & bem-estar

Testosterona usada para tratar “menopausa” masculina

Um novo estudo revela que 20% dos homens com mais de 50 anos sofrem de sintomas relacionados à deficiência de testosterona como ondas de calor, suor noturno, redução da libido, depressão e aumento da gordura corporal, entre outros sintomas.

A pesquisa contou com a participação 2 000 homens com, em média, 54 anos. Antes do tratamento, todos relataram sintomas associados à “menopausa” masculina, ou também conhecida como andropausa. Embora 83% apresentassem níveis de testosterona considerados normais, todos receberam reposição hormonal. De acordo com os resultados, todos os participantes relataram redução dos sintomas.

Os autores do estudo defendem que homens que sofrem com estes sintomas devem receber a reposição de testosterona. “Este estudo prova a efetividade da terapia e mostra principalmente a segurança do tratamento com testosterona, mesmo por longos períodos”, afirmou Malcom Carruthers, autor principal da pesquisa do Centro para a Saúde do Homem, em Londres, Inglaterra.

Embora a testosterona ajude a aliviar sintomas como a depressão e a diminuição da libido, a reposição da hormona sem necessidade pode prejudicar a saúde, como aumento do risco de cancro de próstata e desenvolvimento de coágulos sanguíneos. Por isso, os resultados devem ser vistos com cautela. Para provar de facto a eficácia e a segurança do tratamento hormonal em homens, especialistas da área alertam que é preciso que seja realizado um estudo maior.