Cultura

Rio de Janeiro recebe espetáculo “Sombras”, de Ricardo Pais

O espetáculo “Sombras – a nossa tristeza é uma imensa alegria”, de Ricardo Pais, estreia esta sexta-feira, dia 3, no Rio de Janeiro, e estará em cena até domingo, dia 5, integrando as comemorações dos 450 anos da cidade. Este é o regresso da peça ao Brasil, após a passagem por São Paulo, em 2012.

A produção do Teatro Nacional São João (TNSJ) está em cena na Cidade das Artes – grande centro de artes construído no coração da Barra da Tijuca, que pretende inaugurar um novo tempo na vida cultural do Rio de Janeiro –, reforçando a estratégia de internacionalização dos espetáculos da Casa.

“Sombras” – que já foi visto por mais de 19 mil espectadores, em Portugal, Brasil, França e Rússia – aborda o modo de ser português, indagando lugares do inconsciente mítico e da personalidade histórica nacional. A Fala, o Canto e a Dança (também o Vídeo) são artes e linguagens evidenciadas no espetáculo e que Ricardo Pais tem vindo a explorar ao longo do seu percurso artístico.

O elenco do espetáculo conta com o pianista Mário Laginha, os fadistas José Manuel Barreto e Raquel Tavares, os atores Emília Silvestre, Pedro Almendra e Pedro Frias, e os bailarinos Carla Ribeiro, Mário Franco e Romulus Neagu.

Os músicos Carlos Picarra Alves, no clarinete, Mário Franco, no contrabaixo, Miguel Amaral, na viola portuguesa, e Paulo Faria de Carvalho, Albano Jerónimo, António Durães e João Reis, na viola, também fazem parte do elenco.