Saúde & bem-estar

Ordem dos Nutricionistas alerta para aumento de falsos profissionais no verão

A bastonária da Ordem dos Nutricionistas alertou que é nesta altura do ano que os falsos nutricionistas mais atacam com “promessas milagrosas” de serviços e produtos.

À margem do lançamento da campanha nacional “Vamos pôr a nutrição na ordem”, a bastonária avisou que o verão é a altura do ano mais indicada para lançar a campanha de sensibilização, porque “é quando os falsos profissionais mais promessas milagrosas fazem dos seus serviços e dos seus produtos”.

“Temos de alertar, porque estão a atentar contra a saúde dos indivíduos e estão a atentar contra (…) o bom nome dos nutricionistas e dos dietistas”, disse à “Lusa” Alexandra Bento. A ordem registou, desde 2012, 152 denúncias de pessoas a exercerem a profissão de nutricionistas, sem habilitação legal.

De acordo com a responsável, há uma média entre as oito e as dez denúncias por mês. A maioria das denúncias está relacionada com consultas online, prestadas por indivíduos sem habilitação legal, mas as clínicas de estética, ginásios e lojas de suplementos alimentares são dos locais onde “mais se exerce ilegalmente as profissões de nutricionais ou dietista”.

Alexandra Bento defende que o número de denúncias é “imenso”, porque “dez denúncias por mês é estar a falar de dez falsos profissionais que atenderão não sei quantos indivíduos de uma forma indevida”, criticou, acrescentando que o objetivo da campanha “Vamos pôr a nutrição na ordem” é alertar a população para que a profissão de nutricionista e dietista é “regulada” e que só pode ser desempenhada por quem está inscrito na Ordem dos Nutricionistas.

Assim, a bastonária aconselha população a não recorrer aos serviços de “falsos profissionais”, porque se está a falar de matéria “muito sensível, que é a saúde do indivíduo através da alimentação e da nutrição”.

Para se saber quem são os profissionais, a Ordem dos Nutricionistas disponibiliza no seu site uma lista de todos os profissionais de Portugal.