Atualidade

Mónaco em festa para celebrar 10 anos de “reinado” de Alberto

Foi há 10 anos que Alberto assumiu o trono do principado, após a morte do do pai, o príncipe Rainier. Para assinalar a data, o Mónaco está a preparar um fim de semana de festa. O príncipe vai comemorar uma década de “reinado” não só com a família, mas também com os monegascos.

Amanhã, sábado dia 11, o chefe da Casa Grimaldi fará um discurso às 16h00 (15h00 em Portugal) e depois a área à volta do Palácio do Mónaco será animada por momentos musicais, a cargo da cantora Olivia Dorato, dos músicos Dulumba e do grupo Miss America. E será enquanto decorrem estas atuações que Alberto e a mulher, Charlene, receberão das mãos do presidente da Câmara, George Marsan, o presente de batizado oferecido pelos monegascos aos filhos do herdeiro de Rainier, os príncipes Jacques e Gabriella, que nasceram a 10 de dezembro.

No domingo, dia 12, a festa continua com muita música, com atuações de Lemar, Justin Cardwell e Robbie Williams.

charlene alberto

O que mudou no Mónaco
Desde de 2005, altura em que Alberto assumiu o lugar do pai, tinha então 47 anos, muita coisa mudou na família real. O príncipe assumiu a paternidade de dois filhos ilegítimos: Alexandre, fruto da relação com Nicole Coste, e Jazmin Grace Rotolo, do relacionamento com Tamara Rotolo.

Depois, o príncipe cumpriu um desejo dos monegascos e encontrou a princesa perfeita: Charlene Wittstock, antiga nadadora olímpica, com quem viria a casar. O casal foi pai de gémeos, no passado mês de dezembro. Jacques e Gabriella são os novos príncipes do Mónaco.

Mas não foi apenas a vida de Alberto que mudou. As irmãs do príncipe também estiveram sob os holofotes. Após o falecimento de Rainier, Carolina separou-se de Ernest de Hannover, com quem teve uma filha, Alexandra. Atualmente a princesa vive feliz no papel de mãe e de avó de três netos.

Carolina Stephanie

Já Stéphanie, a “princesa rebelde”, vive uma vida mais discreta. São raras as ocasiões em que a princesa surge em eventos públicos. Os filhos e a luta contra a sida são o centro das atenções do dia-a-dia de Stéphanie.

O Mónaco assistiu ainda ao crescimento dos sobrinhos de Alberto. Andrea Casiraghi casou com Tatiana Santo Domingo e o casal teve dois filhos, também Charlotte iniciou a sua própria família ao lado do ator Gad Elmaleh, com que tem um filho. Este verão será a vez de Pierre, o filho mais novo de Carolina, subir ao altar e dizer o “sim” a Beatrice Borromeo.

Já os filhos de Stéphanie surgem em poucas ocasiões e tal como a mãe preferem uma vida longe dos holofotes. Luis e Pauline Ducruet e Camille Gottlieb quando surgem em público fazem-no ao lado da progenitora.