Atualidade

Ministro das finanças grego demite-se

Após a vitória do “Não” no referendo nacional, o ministro das finanças grego, Yanis Varoufakis, apresentou a sua demissão esta segunda-feira, dia 6, para facilitar as negociações com o Eurogrupo.

“Pouco depois de serem anunciados os resultados do referendo, fui informado de uma certa preferência de alguns participantes do Eurogrupo, e de vários parceiros, pela minha ‘ausência’ nas reuniões. Uma ideia que o primeiro-ministro considerou ser potencialmente útil para que conseguisse chegar a um acordo. Por este motivo deixo o Ministério das Finanças hoje”, disse Varoufakis, através do seu blogue, depois de ter feito o anúncio na sua conta de Twitter.

Varoufakis disse, ainda, que “o referendo de 5 de julho vai ficar na história como um momento único em que uma pequena nação europeia se insurgiu contra as amarras da dívida”.

“É essencial que o grande capital granjeado pelo nosso governo pela vitória do ‘não’ seja investido imediatamente numa solução e num acordo que envolva a reestruturação da dívida, menos austeridade, redestribuição em favor dos mais necessitados e reformas reais. Considero ser meu dever ajudar Alexis Tsipras a explorar o capital que o povo grego nos deu através do referendo. Irei arcar com o ódio dos credores com orgulho”, acrescentou.

Esta notícia surge com alguma surpresa, pois o ministro das finanças apenas tinha admitido que podia demitir-se no caso da vitória do “sim” no referendo.

Varoufakis

Festejos pela vitória do “não”
O “não” às propostas dos credores obteve 61,31% no referendo, segundo números definitivos, hoje divulgados pelo Ministério do Interior grego. Já o “sim” foi a escolha de 38,69% dos gregos enquanto 5,80% dos votos foram considerados brancos ou nulos. A abstenção foi de 37,5%, num universo de quase 10 milhões de eleitores.

Milhares de pessoas juntaram-se na praça Sintagma, em Atenas, para festejar estes resultados. No local  foram entoados cânticos e agitadas bandeiras pelas pessoas que apoiam a resposta contra a austeridade.