Atualidade

Merkel leva menina palestiniana às lágrimas

A resposta da chanceler alemã a uma refugiada palestiana num programa televisivo alemão está a dar que falar. Durante o debate com estudantes de idades compreendidas entre os 14 e os 17 anos, intitulado “A boa vida na Alemanha”, que decorreu numa escola na cidade de Rostock, uma jovem de 13 anos explicou a Angela Merkel que a sua família poderia ser deportada da Alemanha, o que a impediria de ir para a universidade. “Percebo o que está a dizer, mas às vezes a política é difícil”, respondeu a líder, o que lhe está a valer muitas críticas..

“Tenho objetivos como toda a gente”, explicou a adolescente, cuja família fugiu da Palestina e se instalou em Rostock há quatro anos. “Quero ir para a universidade”, disse, acrescentando que poderá não conseguir concretizar esse sonho, uma vez que a corre o risco de er deportada.

Angela Merkel começou por explicar que a Alemanha não pode acolher todos os refugiados que procuram asilo no país. Quando começou a acrescentar que esperava que o processo de decisão de quem pode permanecer na Alemanha fosse acelerado, a chanceler foi obrigada a interromper o seu argumento quando se apercebeu de que a rapariga estava a chorar. “Eu sei que é difícil para si. Apresentou extremamente bem a situação em que muitos outros se encontram”, disse a chanceler, numa tentativa de consolar a jovem.

Veja o vídeo: