Saúde & bem-estar

Medicamento promete ajudar aqueles que não comem glúten

As pessoas com doença celíaca deparam-se diariamente com restrições ao nível da alimentação, já que não podem ingerir alimentos com glúten. Mas agora surge um comprimido que pode mudar isso.

Um cientista da University of Alberta (Canadá) afirma que criou um medicamento que permite aos celíacos comerem alimentos que contenham glúten.

A doença celíaca é uma doença auto-imune, causada por uma reação a uma proteína do glúten (gliadina), presente no trigo e em vários cereais como a cevada e o centeio. Provoca sintomas como dor e desconforto no sistema digestivo, obstipação, diarreias crónicas, dores de cabeça, anemia e fadiga.

“Tenho um amigo celíaco e nunca fomos beber uma cerveja para nos divertirmos. Por isso é que desenvolvi este medicamento – para o meu amigo”, disse Hoon Sunwoo, professor de ciências farmacêuticas, que trabalhou neste fármaco durante dez anos.

Este comprimido é feito com anticorpos das gemas dos ovos, que “cobrem” o glúten, permitindo que este passe pelo corpo sem provocar “danos”. As pessoas com doença celíaca têm que tomar este medicamento cinco minutos antes de comerem ou beberem e, nas duas horas seguintes, podem ingerir o que quiserem.

No entanto, Sunwoo sublinha que não desenvolveu uma cura para a doença, mas algo que pode melhorar a qualidade de vida dos celíacos.

O comprimido já passou pelos ensaios clínicos de segurança e, no próximo ano, deverá passar para os ensaios que irão testar a sua eficácia.