Cultura

Festival de cinema Queer chega ao Porto e a Lisboa

O Festival Internacional de Cinema Queer – que tem com o propósito específico de exibir filmes de temática gay, lésbica, bissexual, transgénero e transsexual, um género cunhado internacionalmente como cinema Queer- decorrerá em setembro em Lisboa e pela primeira vez também se vai realizar no Porto, em outubro.

Uma das alterações da programação do festival é a passagem da secção Queer Art a secção competitiva, com um prémio monetário de mil euros, para o melhor realizador. Para esta secção foram selecionados os filmes “Batguano”, de Tavinho Teixeira, “Cancelled faces”, de Lior Shamriz, “Me quedo contigo”, de Artemio Narro, “Nova Dubai”, de Gustavo Vinagre, “Pauline s’arrache”, de Émilie Brisavoine, “Sueñan los androides”, de Ion de Sosa, “Tots els camins de déu”, de Gemma Ferraté, e “Videofilia (y otros síndromes virales)”, de Juan Daniel F. Molero.

Este ano, o Queer Lisboa aposta ainda numa vertente formativa, com “workshops” orientados pelo investigador Mark Siegel e pelo realizador brasileiro Gustavo Vinagre.

Já a edição na Invicta está decorrerá de 7 a 10 de outubro, com a abertura assegurada pelo filme “Sangue Azul”, do realizador brasileiro Lírio Ferreira. O Queer Porto terá uma programação autónoma e uma competição, com doze filmes, para melhor longa-metragem de ficção ou documental.

Além de “Sangue Azul”, foram ainda anunciados o filme “De l’ombre il y a”, de Nathan Nicholovitch, e o documentário “Regarding Susan Sontag”, de Nancy Kates, sobre a escritora norte-americana, que morreu em 2004, aos 71 anos.

O Queer Lisboa decorrerá no cinema São Jorge e o Queer Porto acontecerá no Teatro Rivoli, no Maus Hábitos, na Mala Voadora e na Galeria Wrong Weather.