Atualidade

Eurogrupo exige que Grécia aprove medidas de austeridade até quarta-feira

O comunicado que saiu da reunião do Eurogrupo sublinha a necessidade “crucial” de “restaurar” a confiança nas autoridades gregas e rejeita um corte nominal da dívida grega.

A aprovação de medidas de austeridade e mais privatizações estão entre as condições acordadas pelos ministros das Finanças da zona euro para a reabertura de negociações para um terceiro resgate à Grécia.

As autoridades gregas terão de aprovar no parlamento, até quarta-feira, dia 15, um conjunto de medidas prévias que execute as medidas de austeridade propostas aos credores, em troca de um empréstimo. Tal passará por legislação referente à subida do IVA, reforma das pensões, legislação laboral, entre outras.

Se os gregos aceitarem as condições propostas, a zona euro dará “luz verde” à abertura de negociações entre Atenas e os credores para um terceiro resgate, que poderá ir a cerca de 80 mil milhões de euros, sendo que uma parte significativa será para o sistema bancário do país.

Caso a Grécia não aceite as exigências do Eurogrupo poderá sair temporariamente do euro, com uma eventual renegociação da dívida.