Saúde & bem-estar

Disfunção erétil pode estar associada a diabetes

Um estudo realizado pela Universidade de Toronto, no Canadá, concluiu que os homens de meia-idade com problemas de ereção correm um risco duas vezes maior de ter diabetes em comparação aos homens que não apresentam esse tipo de problema.

A pesquisa, publicada na revista científica “Annals of Family Medicine”, utilizou dados de uma análise realizada pelo Centro de Controle e Prevenção de Doenças dos Estados Unidos, recolhidos entre 2001 e 2004. Os pesquisadores analisaram informações de homens com idade entre 40 e 59 anos. No grupo dos homens que afirmaram não conseguir (ou conseguir com pouca frequência) manter uma ereção, 10% sofriam de diabetes tipo 2. Para o grupo que não tinha disfunção erétil, a taxa era de 5%.

Já se sabia que a disfunção erétil pode ser um indicador de doenças cardiovasculares, mas o novo estudo aponta que a diabetes também pode estar associado ao problema. Os pesquisadores acreditam que esta descoberta comprova que a disfunção erétil é um problema médico e que não afeta apenas o estilo de vida do homem, mas também o organismo como um todo.