Atualidade

Assunção Esteves despede-se da Assembleia com saudade

Assunção Esteves, a presidente da Assembleia da República, despediu-se dos deputados, na última reunião plenária desta legislatura. “Presidir ao parlamento foi a maior honra da minha vida”, disse, visivelmente emocionada.

A social-democrata, que foi a primeira mulher a exercer as funções de presidente da Assembleia da República, recebeu aplausos de pé dos deputados da maioria PSD/CDS-PP, de quase todos os deputados do PS e de alguns da restante oposição.

Agora, os deputados vão de férias e alguns já não vão regressar ao parlamento na próxima legislatura.

Cavaco

Eleições a 4 de outubro
Numa declaração ao país, Cavaco Silva anunciou que assinou na quarta-feira, dia 22, decreto a marcar a data das eleições legislativas. As eleições estão marcada para o dia 4 de outubro, depois do presidente da República ter ouvido os partidos.

“Nos termos da Constituição e da lei, e depois de ouvir os partidos representados na Assembleia da República, decidi marcar para o dia 4 de Outubro a realização das próximas eleições legislativas”, afirmou.

O Presidente da República disse que o país precisava de um governo estável e duradoiro e apelou a uma maioria absoluta: “Não serão admissíveis soluções governativas construídas à margem do Parlamento, dos resultados eleitorais e dos partidos políticos”.

Cavaco Silva disse, ainda, que a campanha eleitoral, que arranca a 20 de setembro, “deve ser para esclarecer os portugueses e não pode servir de palco de agressões”.