Saúde & bem-estar

Aprovado novo medicamento para o melanoma avançado

A Comissão Europeia aprovou na quarta-feira, dia 22, a comercialização do pembrolizumab (Keytruda), que pode agora ser usado, tanto como medicamento de primeira linha (primeiro tratamento feito após diagnóstico), como em doentes que já tenham sido sujeitos a terapias convencionais, como a quimioterapia.

“O pembrolizumab recebeu a aprovação regulamentar da Comissão Europeia fundamentando-se nos resultados de estudos de fase II, que demonstraram que se trata do primeiro e único medicamento à base de anticorpos anti-PD1, que oferece em imunoterapia uma sobrevivência superior à associada ao ipilimumab, atualmente a única opção de tratamento para o melanoma avançado”, informou MSD, a empresa que fabrica o medicamento

“A aprovação permite vender o pembrolizumab nos 28 países-membro da União Europeia em doses de 2 mg/kg por três semanas”, acrescentou a farmacêutica.

A incidência do melanoma, a forma mais grave de cancro de pele, aumentou nas últimas quatro décadas. De acordo com a Merck, em 2012 foram diagnosticados cerca de 100 mil casos na Europa, o que corresponde a quase metade da incidência de melanoma no mundo.