Cultura

Andy Warhol pela primeira vez em Portugal

A leiloeira P55 é a primeira a disponibilizar, no nosso país, uma obra de Andy Warhol para venda. O pintor e cineasta norte-americano, diretamente ligado ao movimento da pop art, foi considerado por duas vezes, em 2007 e 2012, o artista mais vendido em leilões.

Um autorretrato de Warhol, avaliado em 170 mil de euros – base provável para licitação -, é a mais recente peça do espólio da P55, que já pode ser visitada na galeria da leiloeira.

A obra recorre a uma técnica mista sobre papel e ficará em exposição ao longo dos próximos meses, oferendo aos amantes e curiosos de arte que visitam o espaço uma experiência ainda mais rica e completa.

A venda será realizada já em período de reentré, estando o leilão previsto para o mês de outubro. Aníbal Faria, CEO da P55, aguarda com expetativa o momento, confessando-se muito entusiasmado com a conquista: “Ter um Andy Warhol à venda em Portugal, e pela primeira vez, é uma reafirmação palpável dos nossos valores: queremos sempre chegar mais longe e democratizar a arte, possibilitando a todos o acesso à mesma. Esse é também um dos motivos que nos leva a expor o quadro durante todo o verão, aguçando também, naturalmente, o desejo de potenciais compradores. Neste momento, o nosso foco é a concretização da estratégia traçada para um leilão inesquecível em outubro”.