Atualidade

Alexandra Lencastre: 30 anos de uma carreira “difícil” mas que “valeu a pena”

No ano em que comemora 50 primaveras, a diva da TVI festeja três décadas de carreira.

Passou pelo cinema e pelo teatro, mas foi no pequeno ecrã que se consagrou como uma das mais solicitadas atrizes do seu tempo com papéis diversificados que mostram todo o seu talento.

O programa infantil “Rua Sésamo” catapultou-a para a fama – no papel de “Guiomar” – corria o ano de 1990. Antes, Alexandra Lencaste estudou Filosofia, na Faculdade de Letras da Universidade de Lisboa, mas não terminou o curso, tendo “seguido o coração” ao enveredar pela representação, área que estudou na Escola Superior de Teatro e Cinema, onde se diplomou em Formação de Atores em 1986.

Num ano de retrospetiva, a actriz confessa que “esses anos de Rua Sésamo não foram fáceis”: “Trabalhei oito anos seguidos, sem folgas nem férias”, relembra. Numa altura em que “vários atores procuravam o seu lugar na representação”, Alexandra Lencastre dedicou-se de corpo e alma à arte e depressa ganhou “uma posição neste mercado”. Com sentimento de “dever cumprido”, hoje a confessa sentir-se “recompensada” por ter “trabalhado tanto durante esse período”. “Valeu a pena”, sublinha.

A par do sucesso no pequeno ecrã, a exposição inerente à profissão trouxe-lhe alguns dissabores e a sua vida fez centenas de manchetes na imprensa nacional.

Hoje, Alexandra é uma mulher “resolvida” e diz-se “caseira”: “Passo mais tempo em casa”, afiança.

417610_548455918532788_74000970_n

Pilar: um papel desejado

Depois de dois anos afastada das novelas (o último projeto que integrou foi “Destinos Cruzados”) – período no qual foi escalada, enquanto exclusiva da TVI, para apresentar o diário da “Casa dos Segredos” e jurar programas como “A Tua Cara Não Me é Estranha” e “Dança com as Estrelas” – Alexandra Lencastre volta ao pequeno ecrã no papel de uma vilã em “A Única Mulher”.

Pilar Sacramento é uma mulher amargurada que luta, a todo custo, pela felicidade dos filhos, não olhando a meios para atingir os fins.

“A Pilar vai a todo lado, mete o nariz em tudo”, ressalva lembrando que “a autoria apostou nesta personagem como motor de conflitos” e, apesar do volume de trabalho mais intenso isso leva a que a atriz “tenha oportunidade de contracenar com o elenco todo, o que é muito compensador”.

Visivelmente feliz com a sua personagem, Alexandra garante que “daqui a dois anos vou lembrar-me deste projeto com saudade”, afinal “as coisas difíceis marcam-nos mais”.

Apaixonada…pela profissão

Presença assídua na Festa de Verão da TVI, este ano não foi excepção: “É sobretudo uma ótima oportunidade para estar com quem mais gosto” numa altura intensa de trabalho.

“É importante partilharmos momentos aparentemente triviais mas que no fundo são essenciais para continuarmos a ter energia. São o nosso motor de vida”, garantiu a atriz ao desfilar pela passadeira vermelha.

Questionada sobre os assuntos do coração, Alexandra mostrou-se peremtória: “Estou apaixonada sim e pode ver-me com um brilho nos olhos… mas pela minha profissão”.

Regresso ao teatro pela mão de um grande amigo

Para além da anunciada biografia, a actriz irá comemorar os trinta anos de carreira com um regresso (aguardado) ao teatro. Pela mão de Diogo Infante, Alexandra Lencastre começará a “ensaiar em agosto para estrear em Setembro”, motivo pelo qual não terá férias.

11110167_978066128905096_8161329299894268696_n

Texto: Alexandra Martins do Vale

Fotos: Reprodução da cronologia Alexandra Lencastre