Saúde & bem-estar

Trabalhar de pé pode melhorar a saúde

Especialistas do Departamento de Saúde Pública de Inglaterra recomendam que os trabalhadores de escritórios fiquem em pé pelo menos duas horas durante o expediente.

Cada vez mais evidências científicas sugerem que passar muito tempo sentado, tanto no trabalho como nas horas de lazer, pode elevar o risco de doenças cardiovasculares e metabólicas e, consequentemente, o risco de morte prematura. Segundo os especialistas, fazer as pessoas ficarem de pé durante as horas de trabalho pode ser um objetivo mais fácil de atingir do que garantir que todos comecem a praticar exercício. O simples facto de se levantar mais vezes durante o expediente pode ajudar as pessoas a serem mais saudáveis.

Do ponto de vista ortopédico, trabalhar em pé durante algumas horas pode estimular a adoção de uma postura melhor, mas para que isso ser eficaz, é preciso ter uma estrutura adequada: mesas altas ou ajustáveis e computadores bem posicionados na altura dos olhos.

Com base em observações e estudos feitos sobre o tema, os especialistas deixaram as seguintes recomendações:
– Quem trabalha no computador deve passar pelo menos 2 horas do expediente em atividades em pé. Esse período pode ser estendido por até 4 horas.

– O ideal é revezar atividades sentadas com atividades em pé. Para isso, é importante ter mesas reguláveis, que se ajustem às duas posições.

– Ficar parado em pé por muito tempo pode ser tão prejudicial quanto ficar sentado por muito tempo, por isso é importante revezar.

– Caminhar algumas vezes ao longo do expediente pode ajudar a aliviar dores e cansaço.