Saúde & bem-estar

Tipo de sangue pode influenciar o desenvolvimento de doenças cognitivas

Um estudo, realizado por pesquisadores da Universidade de Sheffield, na Inglaterra, mostrou que o tipo sanguíneo pode influenciar o risco de desenvolvimento de doenças cognitivas, como Alzheimer.

A pesquisa constatou que pessoas com tipo sanguíneo O têm mais massa cinzenta (tecido que forma parte do cérebro), em comparação com aquelas do tipo A, B e AB. E, quanto maior o volume dessa matéria, maior é a proteção do corpo contra doenças como o Alzheimer.

O estudo contou com a participação de 189 jovens mentalmente saudáveis, cujos cérebros foram analisados através de imagens de ressonância magnética. Em seguida, os pesquisadores calcularam o volume de massa cinzenta no cérebro e exploraram as diferenças entre a quantidade do tecido e os tipos sanguíneos dos participantes.

Os resultados mostraram que as pessoas com sangue tipo A, B e AB têm menor quantidade de massa cinzenta nas partes temporais e límbicas do cérebro, incluindo o hipocampo esquerdo, que são as primeiras a serem danificadas pelo Alzheimer.