Atualidade

Temperaturas vão passar os 40 graus

As temperaturas vão subir uma média de 2/4 graus por dia entre o dia de hoje e terça-feira, devendo no fim de semana ultrapassar os 40 graus no Alentejo.

“As previsões para os próximos dias, para o território do continente e arquipélago da Madeira, são de subida gradual da temperatura, que vai persistir até dia 30 de junho. Os valores mais significativos dessa subida serão nas regiões do interior, especialmente no Alentejo, que vai registar os valores mais elevados, acima dos 40 graus. Para sábado, estamos a prever para Beja e Évora temperaturas já próximas dos 40 graus, sendo que em alguns locais destes distritos do Alentejo poderão registar-se valores acima dos 40 graus”, adiantou a meteorologia Ângela Lourenço à “Lusa”.

A especialista do Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA) explicou que os próximos dias vão ser quentes, mas com algumas diferenças nas regiões do litoral: “O litoral norte e centro, como seja Porto, Leiria, Braga e mesmo Lisboa vão estar mais salvaguardados com uma subida menos acentuada. Os valores mesmo assim vão situar-se entre 30 e 35 graus. Apesar disto, o tempo quente vai notar-se menos. O vento vai soprar fraco e junto às praias existirá sempre um efeito de brisa, em particular na costa ocidental, nas praias a sul do Cabo Carvoeiro”.

A meteorologista alertou ainda para a previsão para os próximos quatro dias de uma subida das temperaturas mínimas. “Em algumas regiões do sul irão registar-se valores acima dos 20 graus. Vamos ter ‘noites tropicais’ e, em particular, nos distritos de Faro, Évora Beja e pontualmente Portalegre, Castelo Branco”, concluiu.

Sete distritos sob aviso amarelo

Sete distritos de Portugal continental vão estar sob aviso amarelo e Beja vai estar sob aviso laranja este fim de semana devido à previsão de tempo quente. Segundo o IPMA, o distrito de Beja vai estar sob aviso laranja entre a meia-noite de sábado e as 21h59 de domingo, depois de hoje ficar sob aviso amarelo entre as 11h00 e as 23h59 devido à persistência de valores elevados das temperaturas máximas.

Os distritos de Évora e Setúbal vão estar sob aviso amarelo entre as 11h00 de hoje e as 21h00 de domingo, enquanto o de Portalegre fica sob o mesmo aviso a partir das 9h00 desta manhã até às 21h00 do último dia do fim de semana.

Já os distritos de Lisboa, Castelo Branco, Faro e Guarda ficam sob aviso amarelo entre as 9h00 de sábado e as 21h00 de domingo.