Tiago Alves

Estudante universitário

São João, a noite portuense

Muitas tradições acabaram ou esmoreceram no grande Porto e em todo o país, mas o São João com o seu ambiente único e contagiante prevalece com grande força. Observando as raízes históricas da festa que celebra o nascimento de São João Batista, conseguimos perceber o “porquê” desta noite ser a mais emblemática do Porto. Inicialmente tratava-se de uma festa pagã. As pessoas festejavam a fertilidade, associada à alegria das colheitas e da abundância. Mais tarde, à semelhança do que sucedeu com o Entrudo, a Igreja cristianizou esta festa pagã.

Atualmente, desde os mais velhos aos mais jovens, ninguém fica indiferente ao São João, os mais jovens aproveitam para conviver e descontrair mais um ano escolar/universitário e os mais velhos aproveitam para quebrar a rotina.

Na noite de São João as ruas do Porto ficam outras, a música popular propaga-se por todas as esquinas, cafés e casas, o ambiente é único e inexplicável. Para além disso a comida tradicional não pode faltar, a mítica sardinha, o cabrito e claro a “vinhaça”.

Posteriormente ao jantar, multidões são arrastadas para os aliados para assistir a concertos, conviverem e “martelarem” todas as pessoas que por lá andam, sempre com um sorriso na cara porque afinal, é São João. Outra prática existente é dos alhos-porros, porém não é muito apreciado pela generalidade das pessoas que não gosta muito do resultado final dos alhos. Ainda durante a noite são lançados balões de ar quente, os céus são iluminados por estes balões que dão um colorido diferente à noite, todos os portuenses (quase sem excepção) lançam um balão, o que torna este acontecimento simbólico. No clímax da festa surge o fogo-de-artifício no rio Douro, um dos mais bonitos do mundo, modéstia à parte de um orgulhoso portuense, que embeleza ainda mais o serão “tripeiro”.

No final da verdadeira e única festa da invicta, bolhas nos pés criam-se devido às caminhadas (da ribeira até Matosinhos…) e ressacas predominam, todavia um sentimento generalizado permanece, o sentimento de uma noite bem passada, a melhor do ano.