Saúde & bem-estar

Risco de leucemia é menor para crianças que foram amamentadas

Um novo estudo concluiu que crianças que foram amamentadas quando bebés correm menos risco de desenvolver leucemia infantil, pois o leite materno possui muitos anticorpos e componentes que fortalecem o sistema imunológico. A leucemia é uma das principais causas de morte entre crianças e adolescentes.

Nesta pesquisa, publicada na revista científica “JAMA Pediatrics”, os cientistas descobriram que o risco de desenvolver a doença diminuiu 19% para as crianças que tinham sido amamentadas durante pelo menos seis meses em comparação com as que não foram amamentadas ou que receberam o aleitamento durante um período de tempo inferior.

Os pesquisadores demonstraram apenas uma associação e não uma relação de causa e efeito e são necessários mais estudos para confirmar essa associação e explicar os mecanismos biológicos envolvidos.

A pesquisa teve como base os dados de 18 estudos que contaram com a participação de aproximadamente 28 mil crianças. Sendo que dessas, cerca de dez mil desenvolveram a doença.

A Academia Americana de Pediatria recomenda que os recém-nascidos sejam alimentados apenas com leite materno durante pelo menos seis meses e explica que a substância diminui o risco de infecções, alergias e de incidências de síndrome da morte súbita infantil, entre outras doenças.

“São muitas as pesquisas que confirmam os benefícios para a saúde do leite materno. Este contém anticorpos, células natural killer (NK) e todo o tipo de substância activa e organismos que não podem ser produzidos industrialmente”, afirmou Efrat L. Amitay, principal autor do estudo da Faculdade de Saúde Publica da Universidade de Haifa, em Israel.