Televisão

Rappers portugueses Valete e Jimmy P recriam Batalha de Waterloo

Em junho de 1815 teve lugar uma contenda decisiva que mudou o rumo da história: a Batalha de Waterloo.

Agora, 200 anos depois e por altura do seu bicentenário, o canal História vai recreá-la de uma forma muito especial, convertendo-a numa “luta de galos” com dois rappers portugueses que se enfrentam ao som dos ritmos do DJ Mike El Nite.

O desafio foi lançado aos conhecidos rappers Valete e Jimmy P, que foram convidados a interpretar os papéis do imperador francês Napoleão Bonaparte e do Duque de Wellington para um videoclipe musical. Através da composição de uma letra e música, ambos vão contar o desenvolvimento desta batalha e dar a conhecer alguns dos segredos desta ofensiva transcendental.

Bonaparte é interpretado por Valete e Wellington por Jimmy P, num cenário de confronto, tensão e rivalidade (entre os dois e suas respetivas tropas), que nos transporta para o mundo da classe alta e nos recorda a componente histórica, através de elementos como os cavalos, as bandeiras e os adereços típicos da época (casacos e chapéus), intercalados com detalhes que nos fazem viajar até à atualidade, com a presença de graffitters e figurantes a fazer parkour pelas diferentes zonas da cidade.

Gravado em Madrid, o videoclipe tem estreia marcada no canal História para esta quinta-feira, dia 18, às 21h55, em conjunto com o programa especial “Waterloo”, uma programação exclusiva apresentada pelo ator Sean Bean, conhecido por interpretar papéis memoráveis na televisão como Ned Stark, na “Guerra dos Tronos”, e no cinema, em filmes como “O Senhor dos Anéis” e “Tróia”.