Cultura

Pedro Costa e Manoel de Oliveira no primeiro FILMADRID

O filme “Cavalo Dinheiro”, de Pedro Costa, abre esta sexta-feira, dia 5, a primeira edição do festival de cinema FILMADRID, em Espanha, e o encerramento será com dois filmes de Manoel de Oliveira, cineasta que será homenageado.

Segundo a organização, Pedro Costa estará em Madrid para apresentar “Cavalo Dinheiro”, premiado filme protagonizado por Ventura e que foi selecionado para a competição internacional.

Já a Manoel de Oliveira, que faleceu no passado dia 2 de abril, aos 106 anos, será prestada uma homenagem com a exibição de “Visita ou memórias e confissões”, filme rodado nos anos 1980 e só agora mostrado por indicação deixada pelo cineasta, e a curta-metragem “O velho do Restelo”, ambos na cerimónia de encerramento, a 13 de junho.

Descrito como um “festival para mostrar o melhor cinema independente, de autor” e alimentar “a cultura cinéfila dos madrilenos”, o FILMADRID é dirigido por Fernando Vílchez e Nuria Cubas e conta com várias secções competitivas e não competitivas.

Da programação fazem ainda parte o documentário experimental “Encounters with landscapes 3x”, de Salomé Lamas, e “A caça revoluções”, de Margarida Rêgo, ambos fora de competição.

Pedro Costa e Salomé Lamas participarão ainda em encontros programados com estudantes de cinema.