Cultura

Paulo Branco homenageado em Barcelona e premiado em Itália

O produtor Paulo Branco, de 65 anos, vai ser homenageado, com uma retrospetiva da sua obra, na Filmoteca da Catalunha e será distinguido com o Prémio Marco Melani, em Itália.

A partir de quarta-feira, a cinemateca da Catalunha exibe o ciclo “As Lisboas de Paulo Branco”. No âmbito deste ciclo, que se prolonga até dia 30, éserá exibido “Lisbon Story”, de Wim Wenders, no dia inaugural, e, entre outros, os filmes, “Photo”, de Carlos Saboga, e “Três palmeiras” de João Botelho.

“Esta homenagem conta com cerca de uma dezena de longas-metragens produzidas por Paulo Branco e assinadas por cineastas como João César Monteiro, Manoel de Oliveira, Pedro Costa, Fanny Ardant e Michael Sturminger, entre outros”, refere o comunicado da Leopardo Filmes.

Já na quinta-feira, Paulo Branco e o realizador italiano Bernardo Bertolucci recebem o Prémio Marco Melani, em San Giovanni Valdarno, nos arredores de Florença, no centro de Itália.

Após a cerimónia de entrega do prémio, no cinema Masaccio, será exibido o filme “Silvestre”, de João César Monteiro, produzido por Paulo Branco.