Atualidade

Maria Barroso em coma profundo

Maria Barroso está internada em estado crítico no Hospital da Cruz Vermelha, em Lisboa. Segundo contou o sobrinho da antiga primeira-dama, Eduardo Barroso, a mulher de Mário Soares sofreu uma queda na quinta-feira, dia 25, e está em coma profundo, devido a fruto de uma “hemorragia intracraniana”.

A situação é “provavelmente irreversível”, disse Eduardo Barroso à RTP, não querendo fazer mais declarações sobre o assunto, neste momento delicado para a família.

Maria Barroso, 90 anos, casou com Mário Soares em 1949, de quem tem dois filhos, João e Isabel. A antiga primeira-dama foi atriz e estreou-se na companhia de Rey Colaço, Robles Monteiro, no Teatro Nacional D. Maria II e participou em vários filmes, como “Mudar de Vida” (1966), de Paulo Rocha.

Mais tarde foi uma das fundadoras do Partido Socialista, liderado por Mário Soares, em Badem Munstereifel, na Alemanha, em 1973.

Antes do 25 de Abril de 1974, foi candidata da Oposição Democrática, nas eleições de 1969. Com a democracia, foi eleita deputada pelo PS nas eleições de 1976, 1979, 1980 e 1983.

Um dos seus últimos cargos públicos foi a presidência da Cruz Vermelha Portuguesa.