Atualidade

Mãe de Cristiano Ronaldo apanhada no aeroporto com 55 mil euros na mala

A mãe de Cristiano Ronaldo ficou retida no Aeroporto de Barajas, em Madrid, em meados do mês passado, quando tentava sair do país com 55 mil euros na mala de mão.

Dolores Aveiro partia de Madrid em direção a Lisboa quando foi intercetada pelas autoridades espanholas, já que a lei espanhola permite, apenas, que um passageiro se ausente do país com uma quantia até 10 mil euros, em dinheiro vivo.

Segundo o jornal “El Mundo”, a progenitora do melhor jogador do mundo não justificou aos agentes a proveniência dos 55 mil euros. Dessa quantia, 45 mil foram confiscados, para permitir que Dolores Aveiro pudesse viajar para Portugal.

O dinheiro que ficou retido permanecerá sob custódia até que a mãe de Ronaldo possa documentar a origem do valor que levava na mala de mão.

No entanto, de acordo com a lei espanhola, tentar sair do país com uma quantia destas não constitui um delito, mas sim uma falha administrativa, por isso Dolores Aveiro não foi detida, tendo ficado apenas alguns minutos retida, para que se pudesse resolver a situação.

Agora a mãe de Ronaldo terá que pagar uma multa, por não ter respeitado uma lei anti-branqueamento de dinheiro, e só depois poderá recuperar os 45 mil euros que ficaram com as autoridades.

De acordo com fontes do jornal espanhol, Dolores Aveiro não tinha conhecimento da lei e não tinha outras intenções.

O limite de 10 mil euros está inscrito na lei como prevenção de crimes como branqueamento de capitais e evasão fiscal.