Saúde & bem-estar

Dezassete regiões com risco alto de exposição à radiação ultravioleta

Dezassete regiões do país apresentam esta segunda-feira, dia 8, risco muito alto e alto de exposição à radiação ultravioleta (UV).

De acordo com o Instituto Português do Mar e da Atmosfera (IPMA), Bragança, Braga, Funchal, Guarda, Viana do Castelo, Vila Real apresentam hoje com risco muito alto de exposição à radiação UV.

Já as regiões de Aveiro, Castelo Branco, Évora, Lisboa, Penhas Douradas, Porto, Setúbal, Porto Santo, Viseu, Santa Cruz das Flores e Angra do Heroísmo (Açores) apresentam risco alto à exposição aos raios ultravioleta.

Para as regiões com níveis muito altos e altos, o IPMA recomenda o uso de óculos de sol com filtro UV, chapéu, t-shirt, guarda-sol, protetor solar, assim como evitar a exposição das crianças ao sol.

Segundo o instituto, a radiação ultravioleta pode causar graves prejuízos para a saúde, caso o nível exceda os limites de segurança, sendo que o índice desta radiação apresenta cinco níveis, entre o baixo e o extremo.

O IPMA prevê para hoje no continente períodos de céu muito nublado e condições favoráveis à ocorrência de aguaceiros, por vezes fortes de granizo e acompanhados de trovoada, em especial durante a tarde. A previsão aponta ainda para pequena descida da temperatura máxima na região sul subida da mínima no litoral da região centro.

Em Lisboa as temperaturas vão oscilar entre 21 e 33 graus Celsius, no Porto entre 17 e 29, em Vila Real e Viseu entre 19 e 32, em Bragança entre 16 e 32, na Guarda entre 18 e 30, em Castelo Branco entre 21 e 35, em Portalegre entre 24 e 36, em Coimbra entre 18 e 33, em Évora entre 16 e 35, em Beja entre 19 e 35 e em Faro entre 22 e 27.