Saúde & bem-estar

Consumo de álcool afeta o desenvolvimento do cérebro dos jovens

Um estudo realizado pela Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, concluiu que o consumo de álcool pode provocar a diminuição da massa cinzenta de algumas partes do cérebro e travar o desenvolvimento da matéria branca, sobretudo quando se trata de jovens.

A equipa de cientistas escolheu 134 estudantes, entre os 12 e os 14 anos, que nunca tinham consumido bebidas alcoólicas e seguiram-nos durante oito anos. O consumo de álcool pelos jovens foi avaliado através de um inquérito realizado a cada três meses. Mais de metade destes adolescentes (75) tornou-se heavy drinkers (consumidores frequentes ou de grandes quantidades) ao longo do período de estudo, enquanto os restantes 59 se mantiveram sem consumir álcool.

Os participantes foram ainda submetidos a exames médicos – duas a seis ressonâncias magnéticas, por adolescente, durante o período de estudo. Os cientistas mediram os volumes de várias partes do cérebro e verificaram que o córtex frontal e temporal diminuiram nos jovens que começaram a beber. Também o crescimento da matéria branca começou a desacelerar a partir desse momento. De acordo com Susan Tapert, uma das investigadoras, isso deve-se ao facto de o cérebro estar ainda em maturação até pouco depois dos vinte anos. A boa notícia é que os investigadores esperam que a matéria branca possa recuperar o crescimento normal caso os adolescentes deixem de consumir álcool.