Lifestyle

Chineses desenvolvem caixa automática com reconhecimento facial

Um grupo de engenheiros chineses desenvolveram a primeira caixa automática de levantamento de dinheiro nacional com tecnologia de reconhecimento facial para identificar os utilizadores de cartões bancários.

O aparelho foi desenvolvimento pela Universidade de Tsinghua, em Pequim, e pelaa empresa de segurança para transações financeiras Tzekwan Technology, com sede em Hangzhou.

Este avanço permitirá reduzir delitos cometidos através das caixas automáticas, de acordo com o presidente da empresa de segurança, Gu Zikun. Além disso, sublinhou que o levantamento de dinheiro bancário automático chinês sempre dependeu da tecnologia estrangeira e agora poderá ter um sistema exclusivamente nacional, uma ideia que surge no mesmo mês em que o governo iniciou a campanha “Made in China” (fabricado na China) para fomentar a inovação local.

Várias empresas de alguns países, como os Estados Unidos, testaram caixas automáticas que usam o reconhecimento digital e facial para identificar os seus utilizadores, porém ainda subsistam dúvidas quanto à sua viabilidade.