Televisão

Canais Disney já têm legendas para crianças surdas

Os canais Disney Channel e Disney Junior já têm a opção de legendagem na exibição de algumas séries para que as pessoas surdas possam entender os programas, disse à “Lusa” o presidente do Instituto Nacional para a Reabilitação.

“Estávamos a trabalhar para (que isso acontecesse em) 2016, mas o Disney Channel e o Disney Junior anteciparam esta data para o Dia Mundial da Criança” para que todas as crianças surdas possam seguir os seus programas, revelou José Serôdio.

O responsável saudou o trabalho desenvolvido pela Disney Portugal, em colaboração com o INR e com a comunidade surda, no sentido de disponibilizar a opção de legendagem nos seus dois canais, o que aconteceu na passada segunda-feira.

José Serôdio salientou a importância de os programas serem legendados para que possam ser seguidos pelos surdos, mas também por crianças com algum tipo de necessidades especiais.

O INR tem vindo a pugnar junto da Entidade Reguladora para a Comunicação Social para que fossem incluídas nos programas das televisões nacionais a áudio descrição, a legendagem, a língua gestual e a linguagem fácil. “É um trabalho que tem sido feito nos últimos anos e que tem sido gradualmente introduzido nas diversas televisões de acordo com as disponibilidades”, acrescentou.

Recorde-se que em dezembro do ano passado, o apelo de um pai surdo, Rui Pinheiro, para que a Disney Portugal legendasse os seus programas para poder assistir com a filha aos desenhos animados no canal Disney Junior gerou uma onda de solidariedade nas redes sociais e agora produziu frutos.