Atualidade

Caitlyn Jenner faz revelações sobre transição de género

Caitlyn Jenner tem estado no centro das atenções, depois de se ter apresentado ao mundo como mulher na capa da “Vanity Fair” de julho. Agora conhecem-se alguns pormenores sobre o processo de transição de género do ex-padrasto das irmãs Kardashian.

Na década de 1970 – Jenner ganhou o decatlo nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976 –, já encontrava dificuldades em encaixar no perfil de herói americano. “As pessoas diziam ‘Meu Deus, que corpo! Estás ótimo. Não era isso que desejava. Tentei deixar o meu cabelo o mais comprido possível. Subo e desço dos palcos a sentir-me um mentiroso. Eu dizia ‘f*da-se, não posso contar a minha história. Sou muito mais do que aquelas 48 horas no estádio, e não posso falar sobre isso’. Era frustrante. Estava completamente vazio por dentro. Completamente”, recordou.

A sua primeira mulher, Christy, soube do dilema do marido ao encontrar um elástico no seu sutiã que o levou a confessar que usava as roupas da mulher sem ela saber. Em 1978, o casamento entrou em crise, mas não por causa do segredo de Bruce: “Ele ainda era masculino. Ainda era o meu herói. Ele tinha uma líbido forte e saudável e parecia um homem”.

Em 1981 voltou a casar, com Linda, e as coisas foram diferentes. Quando eles tinham quatro anos de casados, Bruce contou-lhe o seu segredo, e ela não aceitou bem: “O terapeuta disse-me que aquilo nunca ia passar, que eu poderia continuar com ele durante a transição e que teríamos um relacionamento lésbico. Ele gostaria de continuar comigo, mas poderia terminar com isso se não fosse do meu agrado. Eu fiz essa opção porque tinha casado com um homem e os meus sonhos foram destruídos, mas isso não se compara com a dor pela qual ele estava a passar”.

Nos anos seguintes, Bruce começou o tratamento para a mudança de género. Começou a tomar hormonas, fez depilação definitva na cara e uma cirurgia plástica ao nariz. Porém, ainda não estava preparado para as repercussões dessa mudança e parou o tratamento. Em 1991 voltou a dizer o “sim”, desta vez com Kris – matriarca das Kardashians -, que recentemente revelou que desconhecia este lado do agora ex-marido.

A mudança só aconteceu em 15 de março de 2015, data da cirurgia de feminilização da face e da mamoplastia de aumento. Caitlyn já tinha passado por duas nasoplastias e pela raspagem do pomo de Adão, além da depilação definitiva dos pelos do corpo. A única cirurgia que Caitlyn não fez foi a redesignação genital, por opção, contudo confessa estar feliz com a sua aparência.