Lifestyle

Banco de jardim carrega telemóveis

Um banco de jardim que carrega oito telemóveis em simultâneo com base em energia solar foi inaugurado em Penafiel. A invenção demorou um ano a ser aperfeiçoada.

De acordo com Michael Costa, quadro superior da empresa local que desenvolveu o projeto, “todo o conceito” foi trabalhado por diferentes departamentos de engenharia até chegar ao modelo final, que está instalado no Parque das Lages.

O banco é construído num material sintético designado pedra acrílica, também desenvolvido e construído pela empresa. A peça tem a forma de um coração, replicando, até nas cores vermelho e amarelo, um dos símbolos da identidade do município.

No interior do conjunto de mobiliário urbano localizam-se, ocultadas, as baterias que armazenam a energia solar captada a partir de vários painéis fotovoltaicos.

Numa das faces do banco encontram-se oito pontos de carregamento através de USB ou ficha elétrica tradicional. O equipamento dispõe também de luzes “led”, de baixo consumo, que garante a iluminação durante a noite.

Um único dia de sol permite acumular energia para oito dias de utilização intensiva. Outra vantagem do conjunto é de funcionar com uma antena que distribui Internet gratuita, através do sistema wireless.

Agora, este banco poderá chegar a outras zonas do país.