Saúde & bem-estar

Antiácidos podem aumentar risco de enfarte

Alguns tipos de medicamentos que reduzem a acidez do estômago podem estar ligados ao aumento de 16 a 21% no risco de enfarto, concluiu um estudo americano.

Os medicamentos, conhecidos como inibidores da bomba de prótons (IBP), são eficazes para reduzir a acidez do estômago e evitar o refluxo gastroesofágico. “Não são tão seguros quanto pensamos”, disse Nicholas Leeper, professor da Universidade de Stanford e principal autor do estudo. Os pesquisadores analisaram os registos médicos de 2,9 milhões de pacientes. As crises cardíacas foram observadas com maior frequência em pessoas jovens (menos de 45 anos) e que não apresentavam problemas de saúde.

Segundo a pesquisa, outra classe de antiácidos, conhecida como anti-histamínico H2, não apresentou relação com o aumento do risco cardíaco. Estes remédios estão no mercado há mais tempo que os IBP e são razoavelmente eficazes contra a acidez do estômago.

Embora o estudo não prove uma relação de causa e efeito, os autores defendem que o vínculo descoberto deve ser encarado de forma séria, sobretudo porque a maioria destes antiácidos está disponível para venda sem receita médica.