Atualidade

AGAVI junta 200 pessoas em almoço de Tripas à Moda do Porto

A AGAVI – Associação para a Promoção da Gastronomia, Vinhos, Produtos Regionais e Biodiversidade juntou ontem mais de 200 pessoas no Cais da Alfândega do Porto para um almoço comemorativo dos 600 Anos da Expansão Marítima Portuguesa. Esta foi a primeira iniciativa, de um conjunto de ações comemorativas dos 600 Anos que se vão realizar até junho de 2016.

A Festa da Partida 2015 teve o seu início às 14h com um grande almoço de Tripas à moda do Porto, servido pelo Chefe Ivo Loureiro, prato que carrega o grande simbolismo desta partida dos Portugueses para o mundo.

Desta vez a “conquista” não foi feita de barco como há 600 anos atrás, mas com um conjunto de Motards que vão partir rumo a Ceuta, numa conquista dos tempos modernos. O momento da partida, foi ainda assinalado com uma marca aérea e com um conjunto de alunos que recriaram o chapéu do Infante D. Henrique e se juntaram a esta festa trazendo para o momento da partida um cabaz com alguns produtos que os portugueses, no ano de 1415, levaram nos seus barcos por “mares nunca dantes navegados”.

Esta ação pretende chamar a atenção para uma nova leva de portugueses, de partida, do Porto para o Mundo e que contou com o apoio de vários portugueses que também eles têm conquistado o mundo moderno. Rui Reininho, Katty Xiomara, Chefe Ivo Loureiro, Chefe Marco Gomes, Chefe Hélio Loureiro, Júlio Magalhães, foram alguns dos portugueses que têm, tal como os nossos navegadores, conquistado o mundo em diferentes áreas.

Foi assim que a AGAVI, simbolicamente, relembrou e homenageou o espírito aventureiro e empreendedor dos portuenses assinalando o momento da Partida dos Portugueses para Ceuta mas, também o seu carácter solidário e da importância da partilha.

Para o presidente da AGAVI, António de Souza-Cardoso “esta foi uma ação que que pretende lançar uma série de atividades que quer devolver aos portugueses o sentimento de orgulho e pertença de uma nação histórica e culturalmente rica”.” Queremos recuperar na cidade do Porto o mesmo espírito de partilha e a mesma atitude conquistadora que se viveu no início da expansão marítima. Juntos, estamos a iniciar uma viagem que queremos seja memorável mas que, principalmente, seja uma viagem que volte a ajudar a que se cumpra Portugal”, acrescentou.

Este foi um dia cheio de simbolismo, de comemoração do passado mas que servirá de inspiração para o futuro.